O "Quebra-perna" - Luminosa - MG |
Esta paisagem aí na foto é a subida do "Quebra-perna"... parecem crateras lunares, mas são pedras bem terrestres da Serra da Mantiqueira, entre Luminosa e Campos do Jordão, um desnível fantástico em pouco quilômetros... como podem ver, estou empurrando a magrela, o que fiz em 80 % da subida...
Saindo da cidade, depois de um belo café da manhã, alternam-se subidas e descidas calçadas, incluindo uma parte na rodovia que vai em direção a Itajubá, por mais ou menos 4,5 km, quando volta-se para o terrão. Passando pela pousada da Casa da Fazenda do meu amigo Edison no km 6, vai rolando um pedal bem tranquilo apesar do barro. Isso até começar a subida para o Bairro Cantagalo (em São Bento do Sapucaí) no km 10,5 e que vai até o km 12, desce para subir de novo e mais violentamente do km 15... um preâmbulo, daquela esperada subida mencionada acima, onde cruzei com os peregrinos que conheci em Paraisópolis, a Paty e o Marcos aí na foto, peregrinos a pé... coisa rara por estes caminhos.
Luminosa - MG |
Luminosa é esta cidadezinha aí no meio da foto - tirada lá de cima no começo da descida - perdida no meio do nada e onde o asfalto não chega... tranquilidade e gente boa... como a D. Ditinha da pousada, onde carimbei a Credencial e travei uma prosa das boas... enquanto ela fazia um pudim no fogão e eu tomava mais um skolzinha... aliás duas, porque aquela latinha pequena estava bem mais gelada.
Pedala-se mais um pouco e lá vem a subida... no início parece que dá para continuar pedalando, empurro mais um pouquinho e retomo a pedalada, no meio de uma "pedraiada doida", até que não dá mais.... barro grudento e pedras soltas até a pousada da D. Inês do "Seu" José... aquela que tem a mais linda vista da Mantiqueira, aí na foto acima, no meio de um imenso bananal.
Vista da pousada da D. Inês |
Como não poderia deixar de ser, os dois são de uma hospitalidade enorme e conhecida de todos no Caminho da Fá e, além do "chafezinho", ainda fazem alguns quitutes que não dá para para não experimentar e levar para a viagem... broinha de fubá embrulhada em folha de bananeira, bananinha chips salgada e cubinhos de bananada.... tudo de bom . "Oia eis dos aina fotu...", junto com este peregrino.
Mais um subidão interminável e "empurralável", mas com a vista incrível aí na foto ao lado, e entra-se num eucaliptal, o que conheço bem das pedaladas em Suzano e região, sobe-e-desce que não pára por mais 1 km com um top acentuado no final.. A Mantiqueira mineira fica para trás... e daí para a frente um boa descida de 4 km pela fazenda, até chegar no asfalto que me levará ao destino final deste dia... a pousada Barão Montês em Campo Serrano - São Bento do Sapucaí - município inexplicavelmente excluído dos roteiros do Caminho da Fé, mas que cruzei por pelo menos duas vezes... mas disso tratarei mais tarde.
Pousada Barão Montês - S. Bento do Sapucaí - SP
Depois de 41 km doídos, venci as subidas deste penúltimo dia de Caminho da Fé! Amanhã, tem o último capítulo desta peregrinação, com a chegada a Aparecida depois dos últimos 93 km... continuem acompanhando.
Sergio:
ResponderExcluirAs fotos estão muito boas, dão uma idéia do visual que você curtiu.
Um abraço.
Ricardo.
Fala Carioca...legal te encontrar por aqui...quem fala aqui é o louco (Peterson) que, após ir até Aparecida voltou pelo caminho novamente....louco mesmo. Abs!!! Ah to vivo rsrsrsrsrs. Obs: me procure no face por (peterson e camila) ou acesse nosso site: studiopeterson.com.br
ResponderExcluir